top of page

O Lar da Menina tem como atividade principal a educação infantil, mas em consonância com sua missão realiza ações voltadas a assistência social.

O profissional de Serviço Social na educação posiciona-se na área socioeducacional, campo este que enfrenta inúmeras expressões da questão social no âmbito de intervenção profissional, e que o torna um espaço de importante atuação do/a Assistente Social.

O assistente social atuante na Educação Infantil, tem seu trabalho pautado em diretrizes que preveem como essencial o atendimento integral de qualidade à criança, tendo como foco a garantia e defesa de direitos, priorizando ações de enfretamento às questões sociais que caracterizam a Política de Assistência Social.

Neste sentido, compreende-se que o trabalho do/a Assistente Social no contexto da educação infantil está ligado com a defesa e garantia dos direitos humanos, realizando atendimentos baseados em políticas públicas pelos meios sociais para o exercício efetivo da cidadania e ainda como forma de proteção social.

A Constituição Federal de 88, avalia como prioridade incondicional que a criança é um sujeito de direitos e como uma pessoa em desenvolvimento, tem direito exclusivo de um atendimento de qualidade na área de educação, desde os primeiros anos de vida e para melhor viabilização desta garantia, seria imprescindível a atuação do Serviço Social.

É fundamental que os setores da educação e da assistência social atuem de forma articulada, em prol de mediações com intuito de proporcionar um atendimento integral à criança e família.

Para garantia efetiva de direitos das crianças em idade de Educação Infantil é necessária a compreensão de que o Serviço Social é fundamental para concretização do acesso as políticas públicas sociais vigentes, proporcionando mudanças efetivas na sociedade, por meio de uma intervenção profissional que promova a transformação da realidade, por conter diferentes “atores”, articulação das práticas e utilizando da categoria mediação, presente nas práticas do Serviço Social.

Além das atribuições voltadas a assistência social no âmbito da Educação Infantil, desenvolve-se ainda um trabalho direcionado a área social através do Projeto Lar Transformando Vidas. Nele, aplicam-se especificamente as políticas públicas da assistência social, exigindo do assistente social um trabalho pautado no SUAS – Sistema Único de Assistência Social, principalmente no que se refere a proteção social básica. O projeto ainda encontra-se em fase de estruturação, todavia, o objetivo da instituição é torná-lo um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, respeitando a legislação e diretrizes legais vigentes.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

bottom of page