top of page

MANTENDO UM SORRISO FELIZ

É um projeto que visa dar continuidade ao que vem sendo desenvolvido no ano de 2019, afim de promover a saúde bucal e consequentemente a saúde geral como um todo, com a capacidade de incorporar novos hábitos e mais conhecimentos, para uma maior qualidade de vida das crianças e seus familiares, tanto dos que continuarão a estudar no Lar da Menina, quanto dos novos, que são a maioria. Além de proporcionar atendimento odontológico básico e preventivo, não só aos alunos do Lar da Menina, como também as outras entidades do município, garantindo uma maior interdisciplinidade entre todas.

Área de atuação será em torno da saúde, de um maior conhecimento e consequentemente, da prevenção de futuras doenças.

Será oferecido atendimento odontológico básico (restaurações com ionômero de vidro, selante ionomérico, além de profilaxias frequentes com aplicação de flúor), escovação supervisionada (com uso de fio dental e bochechos com flúor), palestras com os pais, capacitação com as professoras, atividades educativas em sala de aula voltadas para uma melhor saúde bucal e uma alimentação saudável, lanches e piqueniques com frutas.

Parceiros do projeto: Dra. Mariély Corrêa Domingos, cirurgiã-dentista especialista em Ortodontia.

OBJETIVOS GERAIS:

  • Envolver através da interdisciplinaridade, crianças de outras entidades do município, que não tem acesso a tratamento odontológico. Além de envolver os professores da entidade e os familiares das crianças que estudam no Lar da Menina.

  • Investir no envolvimento da comunidade, por meio das famílias, trabalhando seu empoderamento.

  • Trabalhar ações que auxiliam a qualidade de vida das crianças do Lar da Menina.

  • Criar e incentivar práticas comunitárias que possibilitem o crescimento da consciência sanitária e a mobilização da sociedade civil em torno das questões de saúde.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Utilizar instrumentos educacionais e preventivos;

  • Promover a saúde bucal, como parte integrante da saúde geral;

  • Incentivar as crianças a cuidarem de sua alimentação, evitando alimentos cariogênicos e identificando os alimentos saudáveis, incorporando-os no dia a dia da criança;

  • Inserir no cotidiano da criança uma alimentação mais saudável, através de piqueniques e lanches com frutas da época.

  • Prevenir as cáries, através de procedimentos educativos e preventivos como escovação supervisionada, aplicações de flúor, selante, profilaxias. Procedimentos curativos, como restaurações com ionômero de vidro. Gerando uma queda nos índices de cárie ao longo dos anos e na manutenção de saúde bucal desses indivíduos ao longo do seu desenvolvimento.

  • Despertar nos pais a real necessidade de acompanhamento odontológico contínuo.

  • Contribuir para uma maior compreensão emocional, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais da criança e dos pais/responsáveis. Através de atividades educativas, rodas de conversa com profissionais convidados (psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais).

  • Todas atividades serão realizadas por grupos etários específicos, havendo, então diferentes estratégias e materiais.

  • Os temas escolhidos para as reuniões exercidas nas escolas e abordados nas atividades serão: alimentação saudável, hábitos saudáveis, higiene, saúde bucal, cultura da paz, saúde mental.

  • Capacitar os professores no que diz respeito a dificuldade das crianças da pronúncia correta das palavras, em relação ao aprendizado, no decorrer da alfabetização.

Propiciar outras organizações da sociedade civil, que atuem diretamente com a criança e adolescente, no município de Tubarão, com uma tarde de atendimentos no mês para as crianças que mais necessitarem de tratamento odontológico, com análise prévia com a assistente social do Lar da Menina.

O atendimento odontológico/preventivo, escovação supervisionada, atividades educativas. Profilaxia (limpeza) em todas as crianças, com aplicação de flúor. Estas atividades serão desenvolvidas por sala, durante o mês.

Palestras educativas com temas variados, visando uma maior compreensão familiar da saúde como uma questão social, englobando a família como um todo, a ser realizada com os demais grupos (pais/responsáveis, professores, avós).

Atendimento odontológico a crianças carentes de outras entidades, uma vez ao mês, para realização de atendimento básico preventivo. As crianças previamente selecionadas pelas entidades deverão passar por um processo seletivo com a assistente social do Lar da Menina, para averiguação de sua penúria.

Executar lanches mensais, alguns em forma de piquenique, a ser realizado em todas as turmas, com frutas de época, para o incentivo a uma alimentação e hábitos saudáveis.

Serão solicitadas autorizações aos pais das crianças para participação no projeto e antes de iniciar qualquer tratamento.

É realizado um trabalho de prevenção nas salas de aula através de atividades educativas, palestras, escovação supervisionada e aplicações periódicas de flúor, realizadas pela cirurgiã-dentista.

bottom of page