HISTÓRICO
Em 1949 a associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Tubarão adquiriu um terreno e iniciou a construção de uma maternidade. Com o passar do tempo a estrutura foi concluída, mas quando faltavam os acabamentos da construção os recursos acabaram. Como o Hospital N. S. Conceição atendia a demanda da época, não houve empenho do governo em ajudar a dar continuidade da obra, ficando a mesma abandonada.
No ano de 1963, havia na cidade de Tubarão um elevado índice de meninas menores que mendigavam no centro da cidade. A Diocese de Tubarão sentiu, então, a necessidade de fundar uma instituição que viesse abrigar estas meninas, onde tivessem um atendimento e acompanhamento direto.
A Diocese, na pessoa de sua excelência o Bispo Dom Anselmo Pietrulla, preocupou-se também em convidar uma Congregação religiosa que assumisse a citada obra. A Congregação convidada foi a das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo, que aceitou o convite, por este trabalho vir ao encontro da missão da Congregação.
E em 21/04/1963 foi fundado o Lar da Menina com o objetivo de servir de abrigo para as meninas que estavam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A entidade não deveria ter características de depósito de criança, nem de uma entidade gigantesca que tivesse no seu seio um elevado número de abrigadas. Sua conotação deveria ser de um “Lar”. Daí, adveio o nome, Lar da Menina, onde o número de meninas internas deveria ser limitado, para que o espírito de família reinasse nesse novo ambiente.
Hoje a atividade principal é a educação infantil, mas desenvolve também alguns projetos de assistência como o fortalecimento de vínculos, atendimento psicossocial entre outros.